A equipe investiga como o mito (enquanto pensamento, mas também enquanto potência arquetípica manifesta em suas diversas mitologias) se apresenta nas narrativas audiovisuais digitais seriadas em animação. Analisamos narrativas seriadas a fim de identificar como o mito, sob suas mais diversas formas, é potencializado pelas possibilidades criativas fornecidas pelas ferramentas tecnológicas à disposição na cultura digital (plataformas de streaming, tecnologias imersivas, linguagens multimídia e transmídia, estruturas complexas, etc).

Os resultados esperados deverão apontar para novos caminhos possíveis em direção a um letramento digital transdisciplinar; caminhos capazes de despertar posturas críticas e criativas nas novas gerações imersas no ambiente digital, especialmente quanto a suas competências narrativas e criativas. Como a inovação tecnológica dialoga com a tradição mítica? E nesse contexto, quais são os velhos e novos saberes necessários a um letramento digital transdisciplinar e a uma retomada da narrativa como construção de saber?

 

Sobre a equipe

Amanda SIlva

Amanda Silva

Amanda Silva está cursando o 3º semestre de Publicidade e Propaganda na Universidade Católica de Brasília e é bolsista no projeto Digimitos, onde atua como pesquisadora. Seu interesse pelo assunto surgiu de duas paixões: o interesse pelos mitos e o consumo de animações.
Samara bandeira

Samara Bandeira

Samara Bandeira está no 3° semestre de Jornalismo da Universidade Católica de Brasília e é voluntária no projeto de iniciação científica. Dentro do Digimitos, ela iniciou uma pesquisa que visa aplicar a mitocrítica e as narrativas digitais seriadas como ferramenta educacional para alunos do ensino médio. Seu intuito principal é promover diálogos e debates em sala de aula a partir dos materiais desenvolvidos pelo projeto.
Guilherme Siqueira

Guilherme Siqueira

Estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade Católica de Brasília e voluntário no projeto de iniciação científica. Seu foco é o estudo dos arquétipos e símbolos nas animações The Midnight Gospel (2020), Primal (2019) e Castlevania (2018).
Kelly Cardoso

Kelly Cardoso

Kelly Cardoso é ilustradora, publicitária e profissional de marketing. Mestranda em Comunicação em Inovação & Economia Criativa. Professora de criação publicitária, processos criativos, design gráfico e jogos digitais. Atua como Analista Sênior de Design e Cultura Digital na Câmara dos Deputados. Participante do projeto de pesquisa e extensão Digimitos, da Universidade Católica de Brasília.
WhatsApp Image 2023-09-30 at 11.31.01 (1)

Tainah Moreira

é mestranda em Comunicação e Economia Criativa, na Universidade Católica de Brasília, e estudante de pós-graduação em Desenvolvimento de Aplicativos Móveis, na Universidade Anhembi Morumbi. Graduou-se em Publicidade e Propaganda e Computação Gráfica pelo Centro Universitário de Brasília; cursou um MBA em Marketing Digital e um MBA em User Experience; fez uma pós-graduação em Big Data e Comunicação na Universidade Anhembi Morumbi e uma especialização em UX Research na Universidade de Michigan. Atua como designer de experiência do usuário.
demo-attachment-738-Dots

Florence Dravet é professora nos cursos de Comunicação da Universidade Católica de Brasília, membro do núcleo docente permanente do Mestrado Inovação em Comunicação e Economia Criativa. É doutora em Didactologia das Línguas e Culturas, com tese em Comunicação Intercultural, na Universidade de Paris III – Sorbonne-Nouvelle (2002). Fez pós-doutorado no Centro de Investigação em Arte e Comunicação (CIAC) na Universidade do Algarve em Portugal (2021) e pós-doutorado em Comunicação na Universidade de Brasília (2011). 

Coordena o grupo de pesquisa Travessia – Transdisciplinaridade e Criatividade do DGP/CNPq. É Presidenta da Rede Latinoamericana de Mitocrítica Pachamama (com sede na Universidade de Porto Rico em Bayamón); editora da revista ESFERAS, revista dos Programas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste; autora dos livros: “Crítica da razão metafórica – mito, magia e poesia na cultura contemporânea” (Brasília, Casa das Musas, 2014) e “Comunicação e Poesia” (Brasília, UnB, 2014), e organizou com outros autores o livro “Transdisciplinaridade e Educação do Futuro”, onde propõe um pensamento poético.